Recife tem segunda menor fragmentação partidária entre capitais, diz Lavareda à CNN

O sociólogo e cientista político Antonio Lavareda revelou ao CNN 360° (segunda a sexta, 15h) que o Recife apresenta o segundo menor número efetivo de partidos entre as capitais brasileiras para as eleições municipais de 2024.

De acordo com a última pesquisa Ipespe, a capital pernambucana registra um índice de 1,61, ficando atrás apenas de Macapá, que apresenta 1,41.

Lavareda explicou que o principal fator para essa baixa fragmentação partidária é a liderança expressiva do atual prefeito João Campos (PSB) nas pesquisas de intenção de voto. “Essa liderança expressiva do prefeito aparece no agregador inteligente do Índice CNN próximo a 70%. Em algumas pesquisas já apareceu, como no último Datafolha, com 75%”, destacou o especialista.

Impacto na competitividade eleitoral

O cientista político apontou dois efeitos principais dessa liderança consolidada: “Em primeiro lugar, atrai menos competidores para a disputa. Em segundo lugar, e por óbvio, retira ‘oxigênio’ desses competidores”. Como resultado, a disputa se torna bastante desigual, com uma distribuição assimétrica das intenções de voto.

Lavareda ressaltou que, embora ainda faltem menos de três meses para as eleições, o Recife se configura como uma das capitais onde “muito provavelmente a eleição deve ser resolvida ainda no primeiro turno”. No entanto, o especialista fez questão de lembrar que ainda há tempo para mudanças no cenário eleitoral.

Importância da análise da fragmentação partidária

O estudo da fragmentação partidária nas capitais brasileiras permite identificar onde as disputas serão mais competitivas e onde o resultado parece estar mais definido. Essa análise é fundamental para compreender a dinâmica das eleições municipais e suas possíveis implicações políticas.

As convenções partidárias, que ocorrerão a partir do final de julho, poderão trazer novos elementos para o cenário eleitoral. Antonio Lavareda continuará acompanhando e analisando semanalmente a evolução das pesquisas e o comportamento do eleitorado nas principais cidades brasileiras, fornecendo insights valiosos sobre as eleições municipais de 2024.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Recife tem segunda menor fragmentação partidária entre capitais, diz Lavareda à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.