Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Vitória; veja lista

A eleição para a Prefeitura de Vitória já conta com ao menos oito pré-candidatos, de acordo com levantamento da CNN.

A reportagem consultou todos os 29 partidos registrados a respeito de qual será o posicionamento de cada sigla para a disputa, que terá o primeiro turno realizado em 6 de outubro.

As candidaturas serão oficializadas em 15 de agosto. Até lá, todos são tratados como pré-candidatos.

Confira, abaixo, a lista (em ordem alfabética) de pré-candidatos a prefeito de Vitória:

Camila Valadão (PSOL)

A pré-candidata à Prefeitura de Vitória Camila Valadão (PSOL) / Lucas S. Costa/Ales

Camila Valadão, 39, é pré-candidata à prefeitura de Vitória pelo PSOL. Natural de Serra, Espírito Santo, é assistente social, militante política e, desde 2022, deputada estadual. Ela também já foi eleita ao cargo de vereadora, nas eleições de 2020.

Formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Camila já foi membra do Conselho Estadual de Direitos Humanos e coordenadora-geral de projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Além disso, nenhum outro partido apoiou a pré-candidatura até o momento.

Capitã Estéfane (Podemos)

A pré-candidata à Prefeitura de Vitória Capitã Estéfane (Podemos) / Mara Lima/Ales

Estéfane da Silva Franca Ferreira, conhecida como Capitã Estéfane, 34, é pré-candidata à prefeitura de Vitória pelo Podemos. Natural de Conselheiro Pena, Minas Gerais, mas criada em Vitória, ela é a atual vice-prefeita da capital capixaba, cargo ao qual foi eleita na chapa com Lorenzo Pazolini (Republicanos), em 2022

Estéfane, que já foi manicure e atendente de telemarketing, iniciou carreira militar como soldado aos 18 anos e chegou à patente de capitã. Ela tem bacharelado em Ciências Policias e Segurança Pública.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Além disso, nenhum outro partido apoiou a pré-candidatura da atual vice-prefeita da capital capixaba até o momento.

Capitão Assumção (PL)

O pré-candidato à Prefeitura de Vitória Capitão Assumção (PL) / Lucas Silva/Ales

Capitão Assumção, 61, é o pré-candidato escolhido pelo PL para disputar a prefeitura de Vitória. Nascido em Ecoporanga, no interior do Espírito Santo, o capitão da reserva da Polícia Militar é especializado em Políticas Públicas Municipais, em Gerenciamento e Engenharia de Trânsito e em Segurança Pública.

Entre 2009 e 2011, após 26 anos na polícia, Assumção foi deputado federal em função da renúncia de outro parlamentar.

Ainda não houve definição de quem será seu vice na chapa. Além disso, nenhum outro partido apoiou a pré-candidatura até o momento.

Fabrício Gandini (Cidadania)

O pré-candidato à Prefeitura de Vitória Fabríco Gandini (Cidadania) / Tati Beling/Ales

Fabrício Gandini, 44, é pré-candidato à prefeitura de Vitória pelo Cidadania. Graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha, Gandini é especializado em Gestão Municipal de Políticas Públicas e tem mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes, onde também faz doutorado em Gestão de Cidades.

Atualmente deputado estadual, Gandini já foi secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória, durante o governo de Luciano Rezende (Cidadania).

Ainda não houve definição de quem será o vice. O Cidadania faz parte da federação do PSDB, que também tem pré-candidatura (leia mais abaixo) — apenas uma irá prosperar.

João Coser (PT)

O pré-candidato à Prefeitura de Vitória João Coser (PT) / Assembleia Legislativa do Espírtio Santo

João Coser, 68, foi escolhido pelo PT para disputar a prefeitura de Vitória em 2024. Caso seja eleito, seria seu terceiro mandato no cargo, que ocupou de 2005 a 2013. Além da experiência como prefeito, Coser também já foi deputado federal por oito anos e atualmente é deputado estadual pelo Espírito Santo.

Ele é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Também foi membro fundador do Partido dos Trabalhadores no estado, além de ter atuado como presidente do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) capixaba.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Até o momento, PCdoB e PV, que fazem parte da federação do PT, declararam apoio à pré-candidatura.

Lorenzo Pazolini (Republicanos)

O atual prefeito de Vitória e pré-candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos) / Tati Beling/Ales

Lorenzo Pazolini, 42, vai disputar a reeleição à prefeitura de Vitória pelo Republicanos.

Ex-delegado de polícia e ex-deputado estadual, Pazolini é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública. Ele foi titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, de onde saiu após as eleições de 2018.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Além disso, nenhum outro partido apoiou a pré-candidatura até o momento.

Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)

O pré-candidato à Prefeitura de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) / Assembleia Legistlativa do Espírito Santo

Luiz Paulo Vellozo, 67, foi escolhido pelo PSDB para disputar a prefeitura de Vitória. O pré-candidato, nascido na capital capixaba, também já foi prefeito de Vitória por dois mandatos, entre 1997 e 2004.

Vellozo é formado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Banco Nacional de Desenvolvimento desde a década de 80. Ele também já atuou como deputado federal, entre 2007 e 2011, e como presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, entre 2015 e 2016.

Ainda não houve definição de quem será o vice. O PSDB faz parte de federação com o Cidadania, que também tem pré-candidatura – apenas uma poderá ser oficializada.

Sergio Majeski (PDT)

O pré-candidato à Prefeitura de Vitória Sergio Majeski (PDT) / Lucas S. Costa/Ales

Sergio Majeski, 57, foi o pré-candidato escolhido pelo PDT para disputar a prefeitura de Vitória. Atualmente, é deputado estadual pelo Espírito Santo, cargo que ocupa desde 2015. Majeski também é professor.

Ele é graduado em Geografia pela Faculdade Castelo Branco, e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Majeski é natural de Santa Leopoldina, cidade do interior do Espírito Santo.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Além disso, nenhum outro partido apoiou a pré-candidatura até o momento.

Outros partidos

Procurado pela reportagem, o PCB afirmou que não terá candidatura própria para a prefeitura de Vitória, mas que ainda não há definição sobre a candidatura que será apoiada.

MDB, PSB, Agir, Mobiliza, Avante, PP, PRTB, DC, PCO, PSD, PSTU, Solidariedade, Novo, Rede, PMB, UP e União Brasil ainda não definiram se vão lançar pré-candidatura ou se irão apoiar alguém na eleição para a prefeitura.

*Sob supervisão de Nathan Lopes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Vitória; veja lista no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.