Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Florianópolis; veja lista

A eleição para a prefeitura de Florianópolis já conta com ao menos cinco pré-candidatos, de acordo com levantamento da CNN.

A reportagem consultou todos os 29 partidos registrados a respeito de qual será o posicionamento de cada sigla para a disputa, que terá o primeiro turno realizado em 6 de outubro.

As candidaturas serão oficializadas em 15 de agosto. Até lá, todos são tratados como pré-candidatos.

Confira, abaixo, a lista (em ordem alfabética) de pré-candidatos a prefeito de Florianópolis:

Dario Berger (PSDB)

O pré-candidato à prefeitura de Florianópolis Dario Berger (PSDB) / Roque de Sá/Agência Senado

Dario Berger, de 67 anos, foi escolhido pelo PSDB para disputar a prefeitura de Florianópolis.

Berger é formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especializado em recursos humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Na vida pública, tem uma trajetória extensa: em 2023, encerrou um período de oito anos no Senado Federal. Anteriormente, foi prefeito por quatro mandatos: entre 2005 e 2013, chefiou o Executivo da capital catarinense; entre 1997 e 2004, foi prefeito de São José, município do interior de Santa Catarina. Também chegou a ser vereador por São José, após ser eleito em 1992.

Ainda não houve definição de quem será o vice. O PSDB faz parte da federação com o Cidadania.

Lela Farias (PT)

O pré-candidato à prefeitura de Florianópolis Lela Farias (PT) / Vanderlei Farias/Redes sociais

Vanderlei “Lela” Farias, 46, é o pré-candidato do PT para a disputa pela prefeitura de Florianópolis.

Vereador por dois mandatos, entre 2013 e 2020, Lela é graduado em Gestão Pública. Ele também acumula experiência como secretário da Cultura de Florianópolis.

Além da atuação política, o pré-candidato esteve à frente do Conselho Comunitário do Rio Tavares e da Intendência do Campeche.

É a primeira candidatura liderada pelo PT na capital catarinense desde 2008.

Ainda não houve definição de quem será o vice. O PV disse à CNN que negocia a posição. PV e PT formam uma federação com o PCdoB.

Marquito (PSOL)

O pré-candidato à prefeitura de Florianópolis Marquito (PSOL) / Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Marcos José de Abreu, o Marquito, de 46 anos, foi escolhido pelo PSOL para disputar a prefeitura de Florianópolis.

Natural de Florianópolis, Marquito é graduado em Engenharia Agronômica com pós-graduação em Agroecossistemas e mestrado pela UFSC.

Como político, o pré-candidato traz na bagagem seis anos como vereador – tendo sido o mais votado de Florianópolis em 2020 – e o atual mandato como deputado estadual. Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, dá destaque a temas como ecologia e justiça social.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Até o momento, PSB e Rede – que forma federação com o PSOL – declararam apoio à pré-candidatura.

Pedrão Silvestre (PP)

O pré-candidato à prefeitura de Florianópolis Pedrão Silvestre (PP) / Edio Hélio Ramos/Câmara Municipal de Florianópolis

Pedrão Silvestre, 36, foi escolhido pelo PP para disputar a prefeitura de Florianópolis.

Natural da capital catarinense, Pedrão é formado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ele foi vereador duas vezes em Florianópolis, entre 2013 e 2020. Chegou a disputar a prefeitura em 2020, mas ficou em terceiro lugar.

Em 2023, atuou brevemente como deputado estadual após o afastamento do parlamentar Altair Silva.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Além disso, nenhum outro partido apoiou a pré-candidatura até o momento.

Topázio Neto (PSD)

Topázio Neto, atual prefeito de Florianópolis / Reprodução/Facebook

Atual prefeito da capital catarinense, Topázio Neto foi escolhido pelo PSD para disputar a reeleição à prefeitura de Florianópolis.

Neto, que tem 62 anos, é graduado em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência e em Engenharia pela UFSC.

Com carreira construída como empresário na iniciativa privada, ele foi eleito vice-prefeito da capital em 2020, ele assumiu a prefeitura após a renúncia de Gean Loureiro em 2022.

Ainda não houve definição de quem será o vice. Até o momento, MDB, Novo, Republicanos e União Brasil declararam apoio à pré-candidatura.

Outros partidos

Procurado pela reportagem, o PCB afirmou que não terá candidatura própria para a prefeitura de Florianópolis, mas que ainda não há definição sobre a candidatura que será apoiada.

PDT, Agir, Mobiliza, Cidadania, Avante, PRTB, DC, PCO, Podemos, PL, PSTU, Solidariedade, PMB e UP ainda não definiram se vão lançar pré-candidatura ou apoiar alguém na eleição para a prefeitura.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Florianópolis; veja lista no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.