Quem são os pré-candidatos a prefeito de Vitória nas eleições municipais de 2024

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e os possíveis candidatos a prefeito de Vitória (ES) já começaram a surgir. Ao menos seis políticos aparecem na lista de cotados para assumir o comando da capital capixaba.

Os partidos ainda negociam apoios para fechar os nomes que serão lançados, mas o cenário atual mostra que a disputa terá candidatos já conhecidos pelo eleitorado. O atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) deve tentar a reeleição e têm como principais adversários a Capitã Estéfane (Podemos), atual vice-prefeita, com quem está rompido; o ex-prefeito João Coser (PT) e os deputados estaduais Capitão Assumção (PL) e Camila Valadão (PSol).

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu email

Com a saída de Tyago Hoffmann (PSB), Luciano Rezende (Cidadania) e Fabrício Gandini (PSD) do cenário de disputa pelo Executivo da capital capixaba, as siglas devem formar uma coligação para apoiar a candidatura de Luiz Paulo Vellozo (PSDB).

  • +JOTA: Conheça os candidatos a prefeito de Florianópolis nas eleições de 2024
  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito de Boa Vista nas eleições municipais de 2024

Os candidatos a prefeito de Vitória podem ser anunciados até 15 de agosto, que é quando termina o prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro de candidaturas.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro e o segundo, caso necessário, será em 27 de outubro.

Veja quem são os possíveis candidatos a prefeito de Vitória em 2024

Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Atual prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Silva de Pazolini, 41 anos, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública. Nascido na capital capixaba, Pazolini é ex-delegado de polícia e foi titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Nas eleições de 2020, foi eleito deputado estadual pelo Espírito Santo, filiado ao PRP. Em 2020, já filiado ao Republicanos, disputou a prefeitura da capital e foi eleito no segundo turno. Lorenzo Pazolini ainda não confirmou a pré-candidatura, mas, provavelmente, disputará a reeleição ao cargo de prefeito de Vitória nas eleições municipais de 2024.

  • +JOTA: Quem são os pré-candidatos a prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024
  • +JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Manaus nas eleições municipais de 2024

Camila Valadão (PSol)

Nascida na capital capixaba, Camila Costa Valadão, 39 anos, é deputada estadual e assistente social com mestrado e doutorado em Política Social. Valadão iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e após a graduação em Serviço Social, passou a integrar o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Filiada ao PSol, disputou sua primeira eleição em 2014 como candidata a governadora do estado, mas não foi eleita. Novamente, concorreu ao cargo de vereadora de Vitória em 2016 e de deputada estadual em 2018, mas seu partido não obteve votos suficientes. Em 2020, conquistou a vaga de vereadora de Vitória e foi a primeira mulher negra a ocupar o posto na Câmara Municipal. Nas eleições de 2022, foi eleita deputada estadual e se tornou a mulher mais votada da história do Espírito Santo para a Assembleia Legislativa, com 52.221 votos. Agora, Camila Valadão será candidata à Prefeitura de Vitória nas eleições municipais de 2024.

  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito de Porto Velho nas eleições de 2024
  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito de Cuiabá nas eleições municipais 2024
  • +JOTA: Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024

Capitã Estéfane (Podemos)

Com a desfiliação do coronel Alexandre Ramalho da sigla, o Podemos anunciou que a Capitã Estéfane, 34 anos, será a candidata a prefeita de Vitória da sigla nas eleições municipais de 2024. Natural de Minas Gerais, a capitã é a atual vice-prefeita de Vitória, eleita na chapa com Lorenzo Pazolini (Republicanos), atual gestor da cidade. Além da carreira política e militar, Capitã Estéfane possui bacharelado em Ciência Política e Segurança Pública. Apesar de ter sido eleita na chapa do atual prefeito, eles romperam as relações políticas ainda no início do mandato.

  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024
  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito de João Pessoa nas eleições de 2024

Capitão Assumção (PL)

Lucinio Castelo de Assumção, mais conhecido como Capitão Assumção, 60 anos, é deputado estadual e capitão da reserva da Polícia Militar. Nascido em Ecoporanga (ES), possui especialização em Gerenciamento e Engenharia de Trânsito e em Segurança Pública. Assumção ingressou na política filiado ao PSB e conquistou seu primeiro mandato como deputado federal em 2009 devido à renúncia de Neucimar Fraga, do qual ele era suplente. Nas eleições de 2018, foi eleito como deputado estadual pelo PSL e reeleito em 2022, dessa vez filiado ao PL. O militar foi candidato a prefeito da capital capixaba em 2020 pelo Patriota, mas não obteve votos suficientes. Capitão Assumção foi escolhido pelo PL e conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser candidato a prefeito de Vitória nas eleições de 2024. Ele chegou a ser preso por descumprir medidas impostas pelo STF, mas a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo não concordou com a prisão e revogou a medida.

  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024
  • +JOTA: Conheça os candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024

João Coser (PT)

João Carlos Coser, 67 anos, é nascido em Santa Teresa (ES) e formado em Direito. É membro fundador do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo e foi presidente do Sindicato dos Comerciários do estado. Ingressou na política como deputado estadual em 1986, ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos, foi também deputado federal por dois mandatos. Disputou a Prefeitura de Vitória pela primeira vez em 1992, ficando em terceiro lugar. Tentou novamente a prefeitura em 2004, quando conseguiu se eleger e foi reeleito quatro anos depois. Em 2020, foi candidato a prefeito de Vitória, mas perdeu a disputa no segundo turno para Pazolini (Republicanos). Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado estadual e conquistou a vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) pela terceira vez. Nesse momento, João Coser aparece como o possível candidato a prefeito de Vitória pelo PT nas eleições de 2024. 

  • +JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Campo Grande nas eleições de 2024
  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito de Maceió nas eleições municipais de 2024

Luiz Paulo Vellozo (PSDB)

Natural de Vitória (ES), Luiz Paulo Vellozo Lucas, 67 anos, foi prefeito da capital capixaba por dois mandatos. Formado em Engenharia de Produção com pós-graduação em Finanças, Vellozo trabalhou no BNDES como gerente e chefe do departamento de Planejamento e também dirigiu o departamento de Indústria e Comércio do banco. Filiado ao PSDB, foi eleito como prefeito de Vitória em 1996 e reeleito na eleição seguinte. Nas eleições de 2006, conquistou uma vaga como deputado federal pelo Espírito Santo. Em 2010, disputou o governo do Espírito Santo, mas perdeu a disputa para o senador Renato Casagrande. Tentou novamente a Prefeitura de Vitória em 2012, mas perdeu no segundo turno. Agora, Luiz Paulo Vellozo é novamente um possível candidato a prefeito de Vitória nas eleições municipais de 2024.

  • +JOTA: Saiba quem são os candidatos a prefeito do Recife nas eleições municipais 2024
  • +JOTA: Quem são os candidatos a prefeito de Salvador nas eleições 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.