É necessário olhar denúncia da PGR de forma técnica, diz advogado ao WW

O advogado criminalista Pierpaolo Bottini, professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), disse que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa ser examinada de forma objetiva, deixando de lado as paixões políticas que permeiam o debate nacional.

Segundo o advogado, o procurador-geral Paulo Gonet conseguiu “costurar” os indícios e provas reunidos pela Polícia Federal (PF), demonstrando que não se tratavam de atos isolados, mas sim de um plano coordenado para atacar as instituições democráticas.

“Quando você coloca todos eles na perspectiva de um plano para atacar as instituições democráticas, eles ganham outra luz, eles ganham outro sentido”, explicou Bottini, em entrevista ao jornal WW desta terça-feira (18).

Bolsonaro é acusado de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes, por ataques ao sistema eleitoral brasileiro e tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Cronologia dos eventos

Bottini destaca a cronologia apresentada na denúncia, que inclui:

1. Lives presidenciais descredibilizando as urnas eletrônicas;
2. Documento apreendido na casa de um general, descrevendo etapas de um possível golpe de Estado;
3. Minutas de decretos visando dar sustentação jurídica a um estado de exceção;
4. Reunião com a alta cúpula das Forças Armadas para debater a redação desses documentos;
5. Retenção de um relatório do Ministério da Defesa que atestava a confiabilidade das urnas.

O criminalista ressalta que, ao analisar esses eventos em conjunto, “fica muito claro que é, sim, uma gestão de supressão, uma tentativa muito clara, o início de execução de uma tentativa de supressão do estado democrático de direito”.

“Eu acho que o procurador conseguiu contar essa história de uma maneira de começo, meio e fim, com todos os indícios, com todos os elementos. Ele fez ali um cronograma e um cronograma muito competente”, concluiu.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em É necessário olhar denúncia da PGR de forma técnica, diz advogado ao WW no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.