Rodrigo Amorim chega para 1º debate entre candidatos a prefeito do Rio na TV

O deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) chegou à TV Bandeirantes para o primeiro debate entre os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, que acontece nesta quinta-feira (8).

Na chegada, Amorim falou a jornalistas sobre suas expectativas para a noite. “A gente não pode fugir do tema da polarização. É fato que 2026 começa agora, nessa eleição”, afirmou.

O candidato foi recebido por fogos de artifício soltados por apoiadores que estavam no local.

Também participam do embate:

  • o deputado federal Alexandre Ramagem (PL),
  • o atual prefeito Eduardo Paes (PSD),
  • o deputado federal Marcelo Queiroz (PP),
  • e o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL).

A disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro tem outros quatro candidatos, mas eles não foram convidados por não terem a representação mínima no Congresso:

  • Carol Sponza (Novo)
  • Cyro Garcia (PSTU)
  • Henrique Simonard (PCO)
  • Juliete Pantoja (UP)

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.

Como será o debate?

O encontro entre os candidatos a prefeito da capital fluminense será dividido em três blocos, cada qual com suas regras e dinâmicas. Veja abaixo como será organizada a divisão:

Primeiro bloco

Cada candidato tem um minuto e trinta segundos para responder a uma pergunta escolhida pela produção da Bandeirantes. Em seguida, também em ordem definida por sorteio com os partidos, ocorre a primeira rodada de confronto direto entre todos os candidatos. O postulante escolhe quem vai responder a sua questão e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, ele terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total e deve ser administrado pelo próprio candidato, com pelos menos um minuto reservado para a resposta.

Segundo bloco

Jornalistas da Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e comentam. Os candidatos terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.

Terceiro bloco

Novo embate direto, com as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos os candidatos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos, a ser administrado pelo candidato, com pelo menos um minuto de resposta. Além disso, cada candidato terá dois minutos para falar sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores e telespectadores, a partir de dados coletados durante o debate. Por fim, os candidatos terão dois minutos para a sua despedida.

Direito de resposta

Em casos de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador do debate o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Por sua vez, o mediador submeterá a avaliação a um comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos para um posicionamento do solicitante.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rodrigo Amorim chega para 1º debate entre candidatos a prefeito do Rio na TV no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.